top of page

CASO A CASO

As Missões Carmelitas apoiam projectos missionários em diferentes países do mundo. Nesta secção vamos apresentando necessidades muito concretas, para as quais solicitamos a sua colaboração. À medida que nos for ajudando, se assim o desejar, vamos somando as quantias recebidas e, quando reunirmos o montante necessário, enviá-lo-emos para o respectivo país e missão, onde se aplicará na resolução de cada caso. 

ÍNDIA
CARMELITAS DA PROVÍNCIA DE TAMIL NADU
todos.jpg
EQUADOR
PARÓQUIA CARMELITA "VIRGEN DEL CARMEN"
IMG_20220630_083905.jpg
Quem realiza o projecto? 

O projecto é realizado pela instituição de solidariedade social dos Carmelitas Descalços da Índia (Província de Talmi Nadu) chamada SIGARAM – The Discalced Carmelite Multipurpose Social Service Society. Esta instituição dedica-se especialmente a apoiar e cuidar as pessoas mais pobres e com incapacidades (visual, física e mental), bem como as suas famílias. A SIGARAM possui 53 Centros de Educação Rural.

Quem realiza o projecto? 

O projecto é realizado pela “Casa del Pan – San Juan de la Cruz”, da Paróquia “Virgen del Carmen”, em Guayaquil, dos Carmelitas Descalços no Equador.

Que se pretende realizar?

Instalação de 11 sistemas simples de purificação de água, em 11 centros desta instituição, na região de Trichy, para as crianças que frequentam o programa de apoio educacional, em horário pós-escolar; fornecimentos de kits escolares a estas crianças, cujos pais são invisuais e economicamente vulneráveis (com a primeira ajuda enviada já foram adquiridos estes kits – ver fotos); aquisição de instrumentos musicais para os invisuais poderem melhorar a sua situação económica; aquisição de 5 máquinas de fabricação de velas para o programa de capacitação económica das viúvas e vítimas de Covid-19, em Edamalaipatty Pudur.

Que se pretende realizar?

Constatando-se a presença crescente de idosos nas ruas em situação de abandono e de pobreza, pretende-se proporcionar-lhes a ajuda necessária, com uma alimentação equilibrada, ajuda psicológica, actividades lúdicas, formativas e acompanhamento espiritual. Prevê-se atender cerca de 70 idosos, a maioria dos quais se situa nas periferias da paróquia.

Informação relevante 

Devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, estas famílias mais pobres passaram a viver ainda maiores dificuldades económicas. Muitos tentam sobreviver vendendo incenso nas estações ferroviárias e rodoviárias, e nas ruas do distrito de Tiruchirappalli. Aqueles que cantam bem, com a ajuda de instrumentos musicais básicos, interpretam canções pelas ruas para conseguir algumas esmolas. A SIGARAM formou um grupo musical com os invisuais, chamado Azhagana Ulagam (Mundo Belo), que ensaia nas suas instalações, para o qual se destinam os instrumentos musicais a serem adquiridos. Um dos principais objectivos é retirar estas pessoas invisuais da mendicância nas ruas e capacitá-las para poderem ter uma vida digna.

Informação relevante

Uma grande parte dos idosos (homens e mulheres) dormem na rua e alguns têm incapacidades físicas. Pedem esmola nas ruas e comida junto de restaurantes e cafés, e recolhem alguns objectos do lixo para tentar vender e sobreviver. Desde Outubro de 2021, vêm sendo apoiados 48 idosos pela "Casa del Pan".

bottom of page