CASO A CASO

As Missões Carmelitas apoiam projectos missionários em diferentes países do mundo. Nesta secção vamos apresentando necessidades muito concretas, para as quais solicitamos a sua colaboração. À medida que nos for ajudando, se assim o desejar, vamos somando as quantias recebidas e, quando reunirmos o montante necessário, enviá-lo-emos para o respectivo país e missão, onde se aplicará na resolução de cada caso. 

R. D. DO CONGO
PARÓQUIA CARMELITA EM KANANGA
EL SALVADOR
COLÉGIO CARMELITA MADRE TERESA MARGARITA SANCHEZ
Quem realiza o projecto? 

A Comunidade dos Carmelitas Descalços ao serviço da Paróquia “Notre Père”, na Arquidiocese de Kananga - República Democrática do Congo. Esta paróquia foi criada em 1958 pelos Carmelitas Descalços da Província da Flandres (Bélgica) e situa-se a 5 Km do centro da cidade de Kananga. Actualmente pertence aos Carmelitas Descalços da R.D. do Congo, que ali servem uma população maioritariamente pobre de cerca de 60 mil pessoas, sendo, por isso, uma das grandes paróquias da cidade.

Quem realiza o projecto? 

As Irmãs Carmelitas de São José, que estão em Ciudad Barrios (El Salvador) desde 1971, dedicando-se sobretudo 

à educação de crianças e jovens, segundo o carisma da sua fundadora, a Serva de Deus Madre Clara Maria de Jesus. 

Quando começou o projecto?

Em 2017, as irmãs iniciaram a construção deste Colégio que abriu com o primeiro ciclo do ensino básico (do 1º ao 4º ano). Neste momento o Colégio tem 80 alunos, do 1º ao 6º ano. 

Que se pretende realizar? 

Dotar a Igreja Paroquial, as salas da Paróquia e a Comunidade dos Carmelitas de uma instalação de painéis solares fotovoltaicos para a produção de electricidade, a fim de assegurar o bom funcionamento pastoral da Paróquia e a utilização dos diferentes espaços destinados a actividades sociais e pastorais. 

Que se pretende realizar?

Para poder oferecer às crianças a continuidade dos estudos nos 7º, 8º e 9º anos (terceiro ciclo), as irmãs elaboraram um projecto de ampliação do colégio, que inclui a construção de três salas de aula, duas casas de banho e um muro de contenção no terreno de construção. A estrutura do tecto ficará preparada para, no futuro, se poder construir um novo piso com um salão polivalente para a realização de diferentes actividades com os alunos e as suas famílias. 

Informação relevante 

A Paróquia apresenta um grande déficit energético, à semelhança da população da cidade, uma vez que depende da electricidade produzida por um gerador. Os custos do combustível e do lubrificante que o alimentam são demasiado elevados para o contexto de pobreza em que está inserida. Esta situação tem várias consequências negativas, entre as quais se destacam: grande limitação e mesmo a impossibilidade de realização de várias actividades paroquiais e sociais; uma obscuridade permanente nas instalações paroquiais que provoca insegurança e actos de vandalismo; problemas oculares devido à insuficiência de luz; dificuldades na conservação de alimentos, etc. 

Informação relevante

Estas crianças e jovens vivem num ambiente social de extrema vulnerabilidade, devido à acção de quadrilhas muito violentas que aliciam as crianças na escola pública, entre os 10 e os 12 anos, para integrarem esses grupos. As irmãs pretendem oferecer esta alternativa educativa para evitar os elevados riscos que correm estas crianças. 

1/2

1/2

© 2020 por Ordem dos Carmelitas Descalços, Portugal