Missão NAMAACHA

A Missão da Namaacha começou de forma muito simples e humilde.

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria começaram por acolher, no dia 22 de Maio de 2008, cinco crianças órfãs e vulneráveis, num lugar provisório do seu convento, na Namaacha. Como outras crianças pobres iam batendo à porta,  as Irmãs construíram o Orfanato Irmã Margarida Maria (nome da primeira Irmã Franciscana Missionária de Maria em Moçambique), onde vivem cerca de 20 crianças ao cuidado de uma outra Irmã Margarida, já com uma idade avançada.

A Namaacha fica a 79 km de Maputo.

Faz fronteira com a Suazilândia. É uma região bastante pobre. A maior parte das crianças vive com os avós devido  ao falecimento dos pais, alguns vítimas do HIV/SIDA. Além disso, a Namaacha, apesar de ser uma zona montanhosa,  tem falta de água potável. As pessoas vivem de machambas (pequenas hortas), mas, por falta de chuva, produzem muito pouco. Muitas pessoas, especialmente as senhoras, são obrigadas a fazer o seu pequeno negócio de venda de roupa, produtos alimentares... na fronteira com a Swazilândia para ganhar o pão de cada dia. Este negócio faz com que elas fiquem fora de casa quase todo dia. Por essa razão as crianças ficam abandonadas uma grande parte do tempo.

Apercebendo-se desta realidade, as Irmãs deram um passo em frente, construindo um Centro para acolher estas crianças durante uma parte do dia. A prioridade vai para as crianças cujos pais têm HIV/SIDA. Têm geralmente uma média de 50 crianças. Este Centro é orientado pelo trabalho admirável da Irmã Catherine Miranda. 

As crianças estudam na Escola Primária da 1ª à 6ª classe, ou de manhã ou de tarde. Na outra parte do dia vão ao Centro onde as Irmãs lhes asseguraram a alimentação: às do turno da manhã dão o pequeno-almoço (mata-bicho) e o almoço  e às do turno da tarde o almoço e o lanche. Têm uma sala de estudo onde uma professora, paga pelo Centro, garante o acompanhamento dos meninos nos trabalhos escolares e onde desenvolvem outras actividades tais como: danças, cantos, jogos, meditação... trabalhos manuais (desenho, recortes, colagens, bordados, croché) e trabalho na machamba. Uma vez por semana têm Educação Moral. A faixa etária destas crianças vai dos 6 aos 15 anos de idade.  

As Irmãs também desenvolvem actividades junto dos Encarregados de Educação, ajudando-os a desenvolver a sua machamba, ensinando-lhes novas técnicas de cultivo, de criação de animais, etc. Reúnem com eles periodicamente para lhes darem formação e apoio no campo da economia doméstica, da educação dos filhos… 

Nesta Missão tudo é feito a pensar no bem-estar das crianças, ajudando-as a esquecer um pouco os problemas e a falta de recursos que têm em casa.  

São muito felizes enquanto ali estão! 

Mostrar mais

© 2020 por Ordem dos Carmelitas Descalços, Portugal