PROJECTOS REALIZADOS

R. D. DO CONGO
PARÓQUIA CARMELITA EM KANANGA
Galeria_Congo5.jpg
Quem realizou o projecto? 

A Comunidade dos Carmelitas Descalços ao serviço da Paróquia “Notre Père”, na Arquidiocese de Kananga - República Democrática do Congo. Esta paróquia foi criada em 1958 pelos Carmelitas Descalços da Província da Flandres (Bélgica) e situa-se a 5 Km do centro da cidade de Kananga. Actualmente pertence aos Carmelitas Descalços da R.D. do Congo, que ali servem uma população maioritariamente pobre de cerca de 60 mil pessoas, sendo, por isso, uma das grandes paróquias da cidade.

Projecto realizado

Instalação de um kit completo de painéis solares fotovoltaicos para a produção de electricidade, a fim de melhorar as condições de realização do trabalho da comunidade carmelita na pastoral da Paróquia e a utilização dos diferentes espaços paroquiais destinados às celebrações, actividades sociais e pastorais. 

Informação relevante 

A Paróquia apresentava um grande déficit energético, à semelhança da população da cidade, uma vez que dependia da electricidade produzida por um gerador, cujos custos em combustível e lubrificante eram demasiado elevados para o contexto de pobreza em que está inserida.

 

Esta situação acarretava várias consequências negativas, entre as quais se destacam: grande limitação e mesmo a impossibilidade de realização de várias actividades paroquiais e sociais; uma obscuridade permanente nas instalações paroquiais que provocava insegurança e actos de vandalismo; problemas oculares devido à insuficiência de luz; dificuldades na conservação de alimentos, etc.

 

Com a instalação destes painéis solares, a comunidade cristã pode agora celebrar e realizar melhor as suas actividades pastorais e sociais, embora ainda com limitações, pois o número de painéis instalados não é suficiente para fornecer toda a energia eléctrica necessária para que funcionem ao mesmo tempo várias actividades. Esperamos que mais ajudas cheguem por forma a colmatar esta necessidade.

1/1